terça-feira, março 20, 2007

Agressão à Qualidade de Vida dos Moradores - 1

Uma imagem da Rua Lopes de Mendonça, estado fisico actual:

A Câmara Municipal de Almada no seu maquiavélico plano contra os cidadãos residentes, quer colocar as linhas férreas do comboio, designado MST, na actual faixa de rodagem, comendo ainda mais 50cm para cada lado. O passeio do lado esquerdo na foto, será ocupado com uma faixa de rodagem de sentido único, para circulação de viaturas, do fundo para a frente na foto. O parque de estacionamento do lado direito, ficará para outra faixa de rodagem de viaturas, a circular em sentido inverso. Os estacionamentos nesta rua ficarão reduzidos a oito (8) lugares, paralelos aos prédios do lado direito na foto. Como consequência, as viaturas passarão a circular mais próximo das habitações. No lado esquerdo, circularão mesmo coladas aos prédios. Lembramos que o arranjo dos passeios foi pago pelos compradores dos apartamentos, quando da compra dos mesmos. A CMA designa esta agressão aos moradores de “requalificação urbana.” Nós entendemos que esta atitude da CMA é fruto do seu autismo político e falta de senso, revelador de um invulgar exercício de despotismo no cargo, dado que há uma alternativa perfeitamente viável ,como os estudos técnicos mandados fazer pelo Estado comprovaram, a qual resultou de uma proposta dos moradores locais. É a “política do quero posso e mando”, ( não é demais repetir), que o Partido que apoia esta câmara critica nos outros, mas que em Almada, a Câmara Municipal é um exímio praticante.

Diz o povo: No "melhor" pano cai a nódoa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Desqualificação moral é a designação que merece quem quer construir a linha do metro nesta rua.É um violento assalto aos moradores sem lhes arrombar a porta de casa.

Anónimo disse...

Mesmo passando nesta rua o MST não compreendo na insistência de existirem 2 faixas rodoviárias.
Será que não percebem que estão a falar de 2 vias de metro, 2 vias rodoviárias e 2 passeios??!!! Alguém abra os olhos a estes senhores...

residente disse...

O que está a mais e mal nesta rua é a loucura da CMA em querer impor aqui o que os estudos revelaram ser mais prejudicial aos moradores e ao erário público: as vias férreas do comboio regional Cacilhas-Moita na R. Lopes de Mendonça quando há uma alternativa melhor.
É a cegueira mental da CMA à solta naquilo que considera ser uma coutada sua.
Não são só os moradores desta rua a serem prejudicados aqui. Almada inteira, o seu centro e os seus moradores vão também ficar prejudicados com estas vias férreas no eixo central da cidade.

Anónimo disse...

Como diz "rouxinol" estamos em presença de um assalto aos moradores, mas assalto em plena luz do dia e pela surdina.
Quais águas estes tipos navegam.
Não houve ninguém com um minimo de lucidez para ver a asneira municipal. Lamentável serviço que os autarcas e Governo estão a prestar aquelas gentes.

Anónimo disse...

A Linha ferroviária Cais do Sodré Estoril, de via dupla (tal como a Linha Ferroviária Almada Moita, designada pomposamente como MST) tinha muitas passagens de nível com e sem guarda. Lembram-se?
Quantos acidentes mortais foram necessários para confinar o seu espaço canal? No último acidente, perto do Cais do Sodré, na última passagem de nível a fechar, morreram quatro jovens... Recordam-se?
Quantas vidas se perderam até que os políticos actuais decidiram corrigir a situação?
O MST tem muitas passagens de peões (haverá diferença para as passagens de nível sem guarda?)...Será que os autarcas de Almada e outros responsáveis por tão bizarras soluções, são iguais aos políticos de antanho?
Pensem bem antes de decidirem. Saber recuar é um sinal de inteligência...

residente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
residente disse...

O(A) último(a) anónimo(a) foca aqui uma situação muito preocupante para todas as pessoas conscientes e mormente para os almadenses.
Na verdade, quem impôs a Almada este comboio no centro da via, não viu nem sentiu antecipadamente, (mas tem de assumir as responsabilidades) os problemas que as passagens de peões sobre a via férrea vêm trazer às pessoas que as pretenderem atravessar, porque são autênticas passagens de nível sem guarda, onde o comboio tem prioridade, já que é o condutor do mesmo ou o comboio automaticamente, que accionam o sinal verde para si e vermelho para os peões.
Crianças, idosos e deficientes serão os mais vuneráveis a acidentes.
Depois como será? quem é o responsável moral ou de facto pelas ocorrências?
Quantas vitimas, quantas famílias em situação dramática vão ficar?
Certamente os responsáveis por estes acidentes devido à lamentável inserção do comboio no eixo da via em espaço canal, já deram à sola e certamente lançarão culpas para cima do "desprevenido e descuidado" cidadão.
Sim porque os responsáveis por esta situação "estão a fazer o melhor por Almada." Isto na cabeça deles!
Quem te meteu nisto Almada?
Conhecemos algumas cidades da Europa com este meio de transportes e em nenhuma vimos uma tão insensata e leviana inserção urbana e em espaço canal!

Espaço canal só em metro subterrâneo e em linha de comboio, para previligiar a velocidade e cumprimento de horários (Em Almada previligiarm a velocidade do comboio e não as pessoas).
O cidadão que se submeta à máquina, porque o cidadão existe para ser utilizado e explorado por quem ele elegeu, porque quem ele elegeu vê neste comboio só a sua rentabilidade económica.O resto é acessório e floreado para compor o ramalhete. Há que fazer N viagens em X tempo para transportar um maior número de utilizadores-pagantes/hora.
O cidadão é explorado mas tem que ficar satisfeito e grato a quem lhe dá esse futuro que o utiliza e explora. Explorar o cidadão dizendo-lhe que é o futuro que está a chegar é demagogia e publicidade enganosa.
A política deve ser exercida com ética!
É um pouco do que temos de exigir a quem é eleito para nos servir e não para nos enganar e explorar.

Unknown disse...

Tantas vozes contra o desenvolvimento da nossa cidade..Sabem ao menos do que falam? Estive presente no 15 e 16 forum Metro Sul do Tejo e não se ouviu as vossas vozes..Porque será? Quando podem colocar questões a quem de direito simplesmente não estão lá..Continuema a mandar postas de pescada..Dos fracos não reza a História meus cobardes amigos..vocÊs falam falam mas ão os vejo a fazer nada..Não dá jeito não é?

Anónimo disse...

Este cine teatro assina de várias formas. Noutro post era anonymous, agora...
Dá jeito?