sábado, março 31, 2007
Ética, Política, Democracia, Governação e Poder Autárquico
sexta-feira, março 30, 2007
Em Defesa dos Nossos Direitos
quinta-feira, março 29, 2007
Vejam-se algumas das Diferenças !
2ª Foto Composta: Rua de Alvalade
- 4 Prédios, só com fachadas laterais e traseira para esta Rua e só uma garagem (comercial)
No lado esquerdo desta rua existe um gradeamento.
A quem interessa a inserção da linha 3 na Rua Lopes de Mendonça, como a CMA pretende?
Na Rua de Alvalade está a linha 2 e a inserção da linha 3 aqui, não vai ocupar mais espaço, nem prejudicar mais alguém nas suas acessibilidades e mobilidade, visto utilizar os mesmos carris da linha 2. Porquê então a teimosia da CMA ?
Em nenhuma destas ruas existirá qualquer Apeadeiro do comboio-electrico.
O Apeadeiro fica na Rua D. José de Alarcão.
terça-feira, março 27, 2007
Carta de 24JAN2007 à Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da AR
Inserimos hoje mais uma Carta dirigida ao Presidente da COPTC sobre a nossa Petição. A carta foi enviada, como todas as outras, Registada com Aviso de Recepção e foi recepcionada na AR. Esta carta não foi incluída no dossier que nos foi enviado (na segunda metade de Fevereiro) com o Relatório da Comissão sobre a nossa Petição. Também não nos foi dada qualquer resposta acerca do seu conteúdo e da solicitação final.segunda-feira, março 26, 2007
Vota-se em Quem? E para Quê ?
sábado, março 24, 2007
O Caos que a Presidente da Câmara Municipal de Almada quer criar aos residentes e ao trânsito local
Imagine-se esse passeio com as viaturas normais ou pesadas, autocarros, a circular junto dos prédios ou paradas por qualquer motivo ( recolher crianças, deficientes fisicos, idosos, cargas descargas, fazer uma mudança ou avaria). As ultrapassagens são impossíveis ! Na montagem a zona a vermelho corresponde ao espaço canal do comboio-eléctrico e a zona preta à faixa de circulação de viaturas. A zona azul será o que ficará para passeio público destinado a peões. À direita deste passeio temos as entradas e saídas das garagens e dos prédios. Em caso de emergência, como será com carros de bombeiros em socorro ou passagem local. Não haverá hipótese de ultrapassagem e a via fica totalmente bloqueada, já que a faixa de circulação actual vai ser ocupada e excedida pelo espaço canal do comboio-eléctrico, onde este tem sempre prioridade. Estas fotos foram obtidas localmente. À esquerda nas 4 fotos encontra-se o passeio em causa. O parqueamento que se vê, bem, à direita em 3 fotos, irá ser ocupado por outra faixa de rodagem (com sentido contrário) de acordo com a irracional prepotência da CMA, para além do qual ficará um parque de estacionamento , único na rua só para 8 automóveis.
Quem será responsabilizado por demoras em socorro, combate a incêndio ou qualquer outra situação de emergência, ou em que ocorram vítimas ou agravamento de danos em consequência da situação que a CMA quer criar no local, em flagrante prejuízo dos moradores.
O executivo da CMA e a sua presidente serão então chamad0s a assumir responsabilidades por danos causados aos cidadãos / residentes, em consequências das suas irracionais teimosias?
Não há ninguém com responsabilidades neste país que veja isto?
Será que o actual executivo municipal e a sua presidente não vêem estes problemas, quando há uma alternativa lógica e racional, objecto de decisão governamental?Será que a CMA e sua presidente já se esqueceram com o que ocorreu em Lisboa, no dia 25 de Agosto de 1988, no Chiado, quando do incêndio que destruiu aquela zona da cidade e cujas imagens correram mundo, onde os bombeiros tiveram dificuldades e impossibilidades de acesso, com incidência no agravamento dos danos e prejuízos, devido às obras feitas na via pública por ordem da então gestão municipal ?
Continua a ser permitido brincar com as pessoas, os residentes, os cidadãos, os seus direitos e com o dinheiro público ?
De Quem é e Para Quem é Almada?
sexta-feira, março 23, 2007
Carta de 14DEZ2006 ao Presidente da Assembleia da República
Divulgamos hoje a Carta dirigida ao Presidente da Assembleia da República ( por não haver resposta às duas anteriores dirigidas ao Presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da A.R.), acerca da nossa Petição e após o Despacho da Secretária de Estado dos Transportes ter fixado o novo traçado do MST no Triângulo da Ramalha em 22JUL2005.
No esquema ilustrativo, o traçado inicial está representado a tracejado vermelho.
O traçado que foi escolhido pela Scretária de Estado dos Transportes é representado a cor azul.
A notícia (não a foto) inserta é do Jornal SEMMAIS de Setúbal, de 26NOV2004
Desta carta também não obtivemos resposta. Só em 21 de Fevereiro 2007 recebemos o Relatório não aprovado por unanimidade e o Parecer da Comissão.
(Para ler clique com o botão esquerdo do rato sobre o doc.)
quinta-feira, março 22, 2007
Ocorrências que são Vergonha num Dito Fórum de Participação MST
A propósito de um outro comentário por nós escrito no anterior "Post", um anónimo escreveu este seu comentário, que por ser verdade o que se disse, publicamo-lo aqui e agradecemos a sua colaboração.
quarta-feira, março 21, 2007
Agressão à Qualidade de Vida dos Moradores - 2
Na Rua de Alvalade não há entradas de prédios directamente para a Rua e só existe uma garagem,(comercial) que não é de moradores, no início da mesma, com entrada directa por esta.
Lamenta-se que a CMA tenha assistido com interesse, à Apresentação Pública das propostas alternativas ao traçado do MST no Triângulo da Ramalha em 16/06/05 na SRUP no Pragal, integrando a Mesa o seu Comissário para o MST - o Vereador José M. Raposo Gonçalves –tendo até mandado emissários seus para a assistência afim de defender a Solução 2, que mais lhe interessava e, como o Governo não decidiu de acordo com as conveniências municipais, a presidente da CMA rejeitou o Despacho da Secretária de Estado dos Transportes.
É de lamentar que o Governo tendo-se comprometido perante a Assembleia Municipal, a CMA, a população almadense e os moradores da R. Lopes de Mendonça, a apresentar um estudo de todas as soluções alternativas e tendo decidido por uma, com fundamento nos estudos realizados, não faça a CMA cumprir o Despacho e o que esta sempre exigiu ao Governo (a fixação definitiva do novo traçado depois de apresentadas aos moradores todas as alternativas, com explicação técnica), optando por deixar-se ir a reboque da autarquia almadense , em claro prejuízo dos moradores e dos almadenses.
Lamenta-se que o Governo se iniba de defender a qualidade de vida dos moradores e de fazer cumprir a Solução escolhida – a melhor em custos, em termos de impacte ambiental e de melhores benefícios para os moradores locais e para Almada- solução essa que até em termos de exploração do traçado não tem inconvenientes, conforme pareceres no estudo levado a cabo, (pago pelo Governo) e apresentado pelo Prof. José Manuel Palma (AMB-Veritas) e Engª Cristina Laginha (FERBRITAS).terça-feira, março 20, 2007
Agressão à Qualidade de Vida dos Moradores - 1
A Câmara Municipal de Almada no seu maquiavélico plano contra os cidadãos residentes, quer colocar as linhas férreas do comboio, designado MST, na actual faixa de rodagem, comendo ainda mais 50cm para cada lado.
O passeio do lado esquerdo na foto, será ocupado com uma faixa de rodagem de sentido único, para circulação de viaturas, do fundo para a frente na foto.
O parque de estacionamento do lado direito, ficará para outra faixa de rodagem de viaturas, a circular em sentido inverso.
Os estacionamentos nesta rua ficarão reduzidos a oito (8) lugares, paralelos aos prédios do lado direito na foto.
Como consequência, as viaturas passarão a circular mais próximo das habitações. No lado esquerdo, circularão mesmo coladas aos prédios.
Lembramos que o arranjo dos passeios foi pago pelos compradores dos apartamentos, quando da compra dos mesmos.
A CMA designa esta agressão aos moradores de “requalificação urbana.”
Nós entendemos que esta atitude da CMA é fruto do seu autismo político e falta de senso, revelador de um invulgar exercício de despotismo no cargo, dado que há uma alternativa perfeitamente viável ,como os estudos técnicos mandados fazer pelo Estado comprovaram, a qual resultou de uma proposta dos moradores locais.
É a “política do quero posso e mando”, ( não é demais repetir), que o Partido que apoia esta câmara critica nos outros, mas que em Almada, a Câmara Municipal é um exímio praticante.
Diz o povo: No "melhor" pano cai a nódoa.
segunda-feira, março 19, 2007
Carta de 11OUT06 à Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da AR
Informamos que continuámos sem qualquer resposta a este reformulado pedido.
sexta-feira, março 16, 2007
Discussão Pública / Intervenções em 16JUNHO2005
quinta-feira, março 15, 2007
Carta de 19JUL06 à Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da AR
quarta-feira, março 14, 2007
Intervenções na Assembleia Municipal de Almada - 5ª
domingo, março 11, 2007
sexta-feira, março 09, 2007
Que Negócio Este !
quinta-feira, março 08, 2007
Intervenções na Assembleia Municipal de Almada - 4ª
O 8 de Março de 2004 na Rua Lopes de Mendonça
Presença de alguns dos moradores que vieram para a rua quando a RTP veio fazer uma reportagem, na manhã de 9MARÇO2004, sobre o que se estava passando na nossa Rua.
Por motivos óbvios os rostos dos moradores foram tapados.
Há que não confiar nas apregoadas liberdades de alguns ditos democratas.
Almada é ainda uma cidade de medos, embora a outra "Pide" tenha sido extinta!
quarta-feira, março 07, 2007
Obras ditas ilegais com conhecimento da CMA
Foi de noite que há três anos, 05 de Março de 2004, a Concessionária da obra, tentou surpreender os moradores da R. Lopes de Mendonça com o início dos trabalhos para implantar aqui o MST, com a conivência da CMA, que dizia desconhecer as obras e que as mesmas não estavam autorizadas, portanto eram ilegais, mas nada fez para as parar, não fosse a posição tomada então pelos moradores.terça-feira, março 06, 2007
Intervenções na Assembleia Municipal de Almada - 3ª
segunda-feira, março 05, 2007
Custo Comparativo das 5 Soluções
Relatório da Petição-DECLARAÇÃO de VOTO do PS
Este documento foi-nos remetido junto com o Relatório, o que revela que o mesmo não foi aprovado por unanimidade, muito embora o ofício de envio do dossier remetido, diga que o Relatório foi aprovado por unanimidade.quinta-feira, março 01, 2007
INDÍCIOS DE ESCÂNDALO
O Triângulo da Ramalha
O traçado do MST no "Triângulo da Ramalha" em esquema, tal qual a CMA queria em 2003 impor aos almadenses e aos residentes locais.
Os Números referem-se a prédios de habitação.
Este era um bonito trabalho e um excelente projecto ao nível das modernas cidades de média dimensão da Europa, no conceito da CMA e da sua Presidente.
Muita sensibilidade para com a qualidade de vida, respeito e condição humana dos residentes, revela a Srª Presidente da CMAlmada !






