quinta-feira, fevereiro 22, 2007

" A FARSA" Uma montagem da CMA - Cap.II

Capítulo II 5º Acto – Em 16JUNHO2005 realizou-se a apresentação pública do Estudo, mandado fazer pelo Estado, das 5 Soluções alternativas ao traçado do MST no Triângulo da Ranalha, 6º Acto – A CMA anuncia no Boletim Municipal JUL/AGO2005 : Secretária de Estado vai decidir. O Estado, através da Secretária de Estado dos Transportes, tem agora as condições e elementos técnicos, para tomar uma decisão. Segundo o representante da Equipa de Missão na reunião realizada com os moradores da Ramalha, a Secretária de Estado dos Transportes tem consciência da urgência de tal decisão e já assumiu ter de tomá-la o mais depressa possível. (Esta declaração do representante da EM foi feita em resposta à pergunta do Presidente da Assembleia Municipal, se seria possível saber-se na semana seguinte àquela data , qual seria a Solução escolhida pelo Governo). 7º Acto – A Secretária de Estado dos Transportes (SET) decide em 22JULHO2005 com base nos estudos feitos e pareceres técnicos do Despacho 06.07/05 SET, “Concordo. Comunique-se ao gabinete do MST que deverá oficiar a CMAlmada no sentido de obter a anuência para se avançar com a solução proposta.”, escolhendo a Solução 5, que retira as linhas 2 e 3 respectivamente das Ruas Cidade de Ostrava e Lopes de Mendonça, não indo ao encontro das pretensões da CMA, que queria a Solução 2. 8º Acto – A CMA que vinha exigindo ao Governo “Decisões a tempo e horas” não dá a conhecer aos almadenses e aos moradores da Ramalha, nem publica no Boletim Municipal, a decisão que a Secretária de Estado dos Transportes tomou . Se a Secretária de Eatado os Transportes tivesse escolhido a Solução 2, a que interessava à CMA, esta teria imediatamente divulgado a decisão! Assim, o atraso das obras não será devido à CMA? 9º Acto - O Partido Socialista apresenta em 14 de Setembro de 2005 na Assembleia Municipal uma Moção de congratulação pela decisão da Secretária de Estado dos Transportes em fixar o novo traçado do Triângulo da Ramalha. Esta Moção foi rejeitada pela maioria CMA/PCP-CDU. 10ºActo - Em declarações ao Jornal “SEMMAIS” (23SET2005) Paulo Noguês, da MTS (Concessionária do MST) confirma :”o Ministério das Obras Públicas aprovou novo traçado para a zona do Triângulo da Ramalha e já o fez chegar à Concessionária.” “A Concessionária já recebeu indicação do ministério para alterar o traçado na Ramalha. Agora teremos de reformular os prazos com base no novo traçado, pelo que “ainda não se prevê qualquer data para a conclusão das obras e entrada em funcionamento do Metro.” (conclui-se no próximo Capítulo)

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