domingo, março 16, 2008

As Mentiras no Metro Sul do Tejo (MST)

Este senhor, o Chefe da Equipa de Missão do Gabinete do MST- Engº Marco Aurélio - que está à direita da presidente da Câmara Municipal de Almada na foto, também mentiu aos moradores neste assunto do comboio MST.
Quando um morador da Ramalha foi convocado pelo então Chefe de Gabinete da Secretária de Estado dos Transportes para uma reunião a realizar em 13 de Janeiro de 2007 na sede do Partido Socialista em Cacilhas, com a presença do Chefe da Equipa de Missão do MST e autarcas do Partido Socialista (Vereadores e Deputados Municipais ) sobre o MST, o Engº Marco Aurélio disse que o traçado do MST na Ramalha não seria de acordo com o Despacho 06.07/05SET de 22JUL2007, que retirava a linha 3 das ruas Lopes de Mendonça e José Justino Lopes.
"Avançou" que por questões de rentabilidade económica, exploração comercial e fluidez de tráfego na Av. Bento Gonçalves, ( isso mesmo, como manobra de diversão ), a linha 3 teria de passar por aquelas ruas, não se dando cumprimento ao Despacho feito na sequência do estudo mandado fazer pelo Estado Português e pago pelos contribuintes, sobre as várias alternativas ao traçado do MST no Triângulo da Ramalha e em cuja apresentação o mesmo senhor esteve presente, na qualidade de representante do Governo, não levantando então quaisquer objecções.
Mentiu, quando disse que a presidente da Câmara Municipal de Almada, a senhora Emília Neto de Sousa, não sabia dessa alteração, a qual havia sido motivada por razões apresentadas pela concessionária, segundo "justificou".
Ora a concessionária, havia participado no estudo das alternativas apresentadas.
Vê-se a incoerência dos argumentos que o sr. Engº apresentou.
Mentiu, porque como nós viemos a saber, após leitura do Relatório da Auditoria feita ao MST pelo Tribunal de Contas, consta um parecer em 26.01.2006 da CMA «onde se propõe a inserção da linha Cacilhas/Universidade (Linha 3) pela Rua Lopes de Mendonça», feita pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, após o Despacho da Secretária de Estado dos Transportes que retirava essa linha das referidas ruas.
Que intenção tinha o senhor Engº Marco Aurélio ao dizer que a presidente não sabia da alteração quando tinha sido ela a propor essa mesma alteração fora e depois da apresentação do estudo mandado fazer pelo Governo e do Despacho da Secretária de Estado dos Transportes, que escolheu a melhor solução alternativa, a Solução 5?
Será que o Engº Marco Aurélio pretendia a concordância desse morador com os argumentos falsos que debitou, para depois a/os usar como arma de arremesso contra os moradores?
Se era isso enganou-se.
Mesmo assim, levou por diante a sua "solução" da presidente da Câmara, com o silêncio e colaboração do Presidente da Assembleia Municipal, sem nunca ter explicado os fundamentos dessa decisão antidemocrática (prepotente) aos moradores, conforme a Deliberação da Assembleia Municipal em 10MARÇO2004 assim exigia para qualquer solução alternativa.
Os moradores e certamente os contribuintes deste país, gostariam de conhecer os meandros deste negócio MST ( Metro Sul do Tejo) onde se gastam muitos milhões de euros sem razão e sem justificação, contrariando estudos feitos que apontavam soluções mais económicas, de menor impacte ambiental e menos prejudiciais aos moradores.
Obs. : os documentos citados estão disponíveis em posts neste blog.

7 comentários:

Anónimo disse...

A ética, para este chefe de missão, é coisa que não existe...
Será que não tem um Código Deontolóco a cumprir na ORDEM a que pertence?

Ou será que não pertence a Ordem nenhuma, atendendo à DESORDEM e ao caos criado em Almada com o qual vem pactuando ao longo do tempo enganando tudo e todos nas muitas intervenções públicas onde tem participado?

Óh senhor "INGINHEIIIRO"... seja responsável. Dignifique a classe profissional a que pertente!

Assim não dá... (mas talvez "receba", digo eu...).

Anónimo disse...

A vergonga é coisa que não existe nestes governantes são descaradamente mentirosos, não prestam mesmo.
Quando é que o nosso povo acorda para correr com esta especie de gente?

Anónimo disse...

Que a voz dos moradores seja hoje ouvida em mais um Forum de desparticiapção do MST.

Anónimo disse...

Agora já é tarde para as vozes dos moradores se fazerem ouvir, as pessoas adormeceram ou confiaram na palavra do Srª Presidenta . O circo já está montado

Anónimo disse...

O circo está montado através de assalto perpetrado por alguns autarcas sem dignidade e mentirosos acompanhados por pessoas de qualidades pessoais idênticas.

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana ( o metro ) passa.

Anónimo disse...

Este também joga na equipa da D.Emilia, do Sr. José Gonçalves e do Senhor José Manuel Maia ...

Comem todos do mesmo tacho ....

Não resta outra solução, Já que estes senhores não têm vergonha na cara, temos que correr com eles do poder o mais rápido possivel.