Eis aqui outro esquema, este com a inserção do comboio MST na nossa Rua.
Bonito não acham? Chamam a isto (a CMA) requalificação urbana e depois ainda dizem que uns têm de ser sacrificados para benefício de todos.
Ninguém nos perguntou se nós queriamos ser sacrificados assim. Aliás só os prepotentes é que gostam de utilizar os outros e ainda por cima são demagogos.
Dos cerca de 22 estacionamentos no parqueamento ficariamos reduzidos a 8 (oito) !
Chegam a estar estacionados neste arruamento à noite cerca de 60 - 75 viaturas , utilizando também os passeios.
7 comentários:
O problema do estacionamento e da entrada/saída das garagens é realmente o maior transtorno causado nos moradores.
Creio não ser só esse pois há que ver que as viaturas vão circular mais junto aos prédios o que acarretará para além de aumento de ruído nas habitações, aumento de poluição, entrada de gases de escape nas casas, há ainda a impossibilidade de paragem para cargas e descargas junto às entradas dos prédios, complicação da circulação de ambulâncias na Cidade de Ostrava,para o Hospital visto o comboio a atravessar e ter prioridade sobre os veículos por sinal de passagem de nível,a roupa estendida na frente dos prédios (há estendais) vai ficar suja com a poluição auto, isto entre outros.
Por outro lado quem subir a cidade de Ostrava de carro e se dirija aos numeros pares da rua terá de ir dar a volta pelo Pragal e descer a Bento Gonçalves para aceder ao seu prédio.
Há mais!
Possivelmente, fará mais sentido a rua Lopes de Mendonça passar a ter apenas um sentido para os automóveis.
O problema das cargas e descargas é muito problemático, já a questão dos gases e da poluição só será evidente se houver mais trânsito na rua, pois já agora existe alguma poluição evidente que se acumula nas varandas. Será que vai mesmo haver mais trânsito?
Com o comboio implantado o que "papoila" prepõe é uma limitação à mobilidade e acessibilidades dos residente.
Este projecto comboio MST nasceu torto e nunca se irá endireitar.
Basta conhecer algumas cidades da Europa onde existem electricos/Tram a circular e ver-se-à que aquilo que alguém pretendeu impor a Almada nada tem a ver com boas condições de mobilidade e acessibilidades. Aliás o resumo não não técnico do Estudo de Impacte Ambiental diz na pág. 3 " O traçado do MST foi definido pelas Câmaras Municipais de Almada e Seixal e consistirá em 3 linhas e, na pág 1 pode-se ler nas entrelinhas que este metro/comboio foi pensado para transportar passageiros para as estações do Pragal e de Corroios cujas localizações "demonstraram-se pouco eficazes em termos de captação de passageiros".
Como se deduz o objectivo não foi servir os almadenses ou as populações dentro do casco urbano.
Mesmo que a Rua Lopes de Mendonça continuasse com circulação automóvel (residentes e não residentes) penso que um único sentido no trânsito seria um mal menor.
Penso que o grande inconveniente da passagem do MST será a eliminação de lugares de estacionamento.
Bem, parece-me que ESTE é o verdadeiro fórum de debate sobre o MST.
Parabéns e oxalá outros como vós encontrem em iniciativas deste tipo a inspiração para dinamizar as discussões públicas sobre os assuntos que a todos interessam e aos quais os "entachados" fogem como o Demo foge da Cruz.
Parece-me que este País só vai lá se para cada obra pública de relevo os cidadãos tomarem nas suas mãos a condução da discussão
Caro Anónimo
A alavanca do progresso, económico, politico e social, está no cidadão. É na participação e no seu empenho por valores úteis à sociedade e ao Bem Estar da e na comunidade em que estamos inseridos, no respeito pelos outros que está talvez o segredo de valer a pena viver.
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