A FIXAÇÃO DO NOVO TRAÇADO NO CHAMADO TRIÂNGULO DA RAMALHA
1. Em 16JUN2005, o actual Governo através do Gabinete do Metro Sul do Tejo((Equipa de Missão do MST) e a CMA promoveram uma reunião com os moradores da área para Apresentação Pública das alternativas estudadas,(utilizando os mesmos critérios/parâmetros para as 5 Soluções) para a inserção do MST no "Triângulo da Ramalha".
A CMA escreveu no seu Boletim Municipal(BM):
BM de Junho 2005: Última hora. Governo decide. Na hora de encerramento deste Boletim, podemos dar a notícia de que se vai, finalmente, realizar a reunião com a população sobre o chamado"triângulo da Ramalha", com a apresentação das alternativas estudadas pela Equipa de Missão.
Esta decisão do novo Governo resultou já da primeira reunião realizada com a Câmara Municipal de Almada.
Recordamos que estávamos à espera desta decisão desde 2003. O actual Governo não hesitou em mandar a Equipa de Missão para promover a reunião como foi prometido, mas não concretizado, em reunião do mesmo tipo com os moradores, realizada no final de 2003.
A partir daqui o problema será resolvido."
BM de Julho/Agosto 2005: "Secretária de Estado vai decidir. O Estado através da Secretária de Estado dos Transportes, tem agora as condições e elementos técnicos para tomar uma decisão. Segundo o representante da Equipa de Missão na reunião realizada com os moradores da Ramalha, a Secretária de Estado dos Transportes tem consciência da urgência de tal decisão e já assumiu ter de tomá-la o mais depressa posssível."
2. As Soluções em estudo eram:
- Solução 1: Solução contratual (inicial)
Linha 2 passa pela R. Cidade de Ostrava e R. J.Justino Lopes
Linha 3 passa pela R. Lopes de Mendonça e R. J. Justino Lopes
- Solução 2: Solução preferida pela CMA
Linha 2 passa pela R. do Clube R. da Ramalha e R. J.Justino Lopes
Linha 3 passa pela R. Lopes de Mendonça e R. J. Justino Lopes
-Solução 3:
Linhas 2 e 3 passam pela R. Cidade de Ostrava e R. J.Justino Lopes
-Solução 4:
Linhas 2 e 3 passam pela R. Clube Rec. da Ramalha e R. J.Justino Lopes
-Solução 5:
Linhas 2 e 3 passam pela R. de Alvalade.
3. Em resultado do estudo desenvolvido sobre as cinco Soluções em análise e as conclusões do Gabinete do Metro Sul do Tejo, a Solução 5 (R. de Alvalade) é a mais favorável do ponto de vista ambiental, dos impactes para a população e de menores custos.
A Solução 2 preferida pela CMA era mais cara que a Solução 1 (contratual) cerca de 260.000(duzentos e sessenta mil) euros e cerca de 1.200.00(um milhão e duzentos mil) euros do que a Solução 5.
A Solução preferida pela CMA era a mais cara de todas e a Solução 5 a mais barata.
4. De acordo com as conclusões, foi proposta a adopção da Solução 5 para o traçado do MST no Triângulo da Ramalha, em alternativa à Solução 1 ( contratual).
5- Em 22 de Julho de 2005, a Secretária de Estado dos Transportes tomou uma decisão conforme a AMA e a CMA desejavam e exigiam:
Concordou com a Solução 5 em função das conclusões dos estudos feitos e dos pareceres técnicos, emitindo o Despacho nº 06.07/05SET: "Concordo.Comunique-se ao Gabinete do MST que deverá oficiar a CMAlmada no sentido de obter a anuência para se avançar com a solução proposta."
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