quinta-feira, dezembro 20, 2007

Moradores foram à Assembleia Municipal ( II )

Publica-se a intervenção do morador da R. Lopes de Mendonça, António Jorge Niza Correia:
Srª Presidente da Câmara Municipal de Almada
Sr. Presidente da Assembleia Municipal
Minhas Senhoras e meus Senhores
A Câmara Municipal de Almada, sempre que realiza encontros ou reuniões de aparente cariz democrático com a população deixa transparecer alguns incómodos quando os munícipes intervindo na defesa de seus interesses locais se opõem ás posições defendidas pela Câmara. Assim aconteceu quando os moradores da Ramalha inconformados com o traçado do MST que lhes impunham, vieram defender seus legítimos interesses de cidadãos residentes locais. A CMA nunca se mostrou receptiva a esta iniciativa : a resposta de cidadania à sua decisão de implantar localmente vias férreas que prejudicavam os residentes. Em consequência desse acto incompreensível prepotente da Câmara, os moradores apresentaram uma proposta de solução alternativa, a qual submetida aos mesmos critérios de apreciação técnica das outras, mostrou ser a melhor, não só técnica, mas também ambiental e economicamente. Os moradores aceitaram as regras delineadas pela CMA para a apreciação e apresentação das propostas alternativas ao traçado do MST na Ramalha e teriam de acatar o veredicto da escolha feita pelo Governo. Acreditaram que estavam a lidar com pessoas intelectualmente honestas e fiéis aos compromissos assumidos publicamente e ratificados em AM, pelos eleitos do povo em democracia. O Presidente da AM e a Presidente da CMA ficaram comprometidos perante a população e os residentes após a aprovação da Deliberação de 10.03.2004. A CMA viu a sua proposta ser preterida em favor da melhor, a dos moradores. A CMA através da sua presidente não acatou a decisão governamental e fez uma proposta ao Governo, conforme documentação sua enviada ao Tribunal de Contas, para impor a continuação da passagem da linha 3 através da R Lopes de Mendonça. Vingou-se assim dos moradores por estes terem exercido e defendido os seus direitos, por terem sabido ser cidadãos e por terem sido capazes de com uma proposta racional derrotarem a irracionalidade do traçado que a CMA pretendia no designado Triângulo da Ramalha.

Resolviam-se assim com a proposta dos moradores aprovada pelo Governo, a passagem do metro na proximidade das entradas dos prédios e garagens, resolviam-se as dificuldades criadas aos moradores das Ruas José Justino Lopes e Lopes de Mendonça, como também as acessibilidades de ambulâncias ao Hospital Garcia de Orta, através da Rua Cidade de Ostrava. A Câmara não quis que a racionalidade da proposta dos moradores vencesse a irracionalidade. Srª Presidente da CMA a senhora ludibriou os moradores. Sr Presidente da AM o senhor ao não fazer a CMA cumprir a Deliberação da Assembleia Municipal de 10.03.04 insultou a democracia e faltou ao respeitar a esta AM que a aprovou por unanimidade. Senhora Presidente da CMA, Senhor Presidente da AM, os senhores apunhalaram pelas costas os moradores da Ramalha e defraudaram os almadenses. A solução que a CMA impôs aos residentes locais nunca foi apresentada tecnicamente, nem discutida com os moradores, conforme compromisso assumido pela Assembleia Municipal. . Não foi sequer demonstrada aos moradores, ser mais barata, ser de menor impacte ambiental e menos prejudicial aos residentes conforme o foi a Solução 5, a escolhida pela SET entre as Soluções então apresentadas. Os custos adicionais desta imposição da Câmara estão no saco de derrapagem designado 70 milhões de euros deste natal, atribuído à concessionária e, o povo português nunca irá saber porquê e em que condições, eleitos gastam desnecessariamente os impostos que os portugueses pagam, para satisfazer caprichos pessoais. Impuseram aos moradores das Ruas Lopes de Mendonça e José Justino Lopes a passagem do MST nestas circunstâncias. Depois de demonstrada a mais valia da Solução 5, constitui um acto de vingança da CMA, um sintoma de autoritarismo doentio por parte de quem não se sabe respeitar, não respeita os cidadãos, nem sabe o que é ter dignidade no exercício de funções para as quais é eleito.

Muito Obrigado

10 comentários:

Anónimo disse...

Os deputados municipais ficam indiferentes às trapalhadas e desonestidades políticas da presidente da Cãmara Municipal e do presidente da Assembleia Municipal.
Obedecem à disciplina que vem de cima?
Não vêem que nisto há uma ofensa à Assembleia de Municipal, ao povo almadense que vos elegeu, à vossa dignidade de representantes do povo local?
Acordem senhoras e senhores e se preciso for batam com o chinelo em cima da mesa.Não tolerem que vos diminuam. A cma está a denegrir-vos, a passar por cima de vós.
Vós sois seres pensantes, ou abdicaram de o ser?
Reajam como pessoas.
No PCP é que há figuras articuladas. Façam a diferença.

Ponto Verde disse...

Continuada intervenção civica vai ser precisa para 2008! Com os parabéns pelo tyrabalho de cidadania aqui revisitsdo diáriamente e os votos de Boas Festas e de um mundo com governantes melhores.

residente disse...

Agradecemos a ponto verde esta sua intervenção,retribuindo os votos de Boas Festas.
Será nosso propósito continuarmos em 2008 a defesa e afirmação de nossos direitos enquanto seres humanos e actores neste planeta e na nossa terra contra a prepotência e o desvario de uns poucos que nos querem controlar e dominar.
Não ficaremos indiferentes ao autoritarismo desta governança.

Unknown disse...

Desejo um bom Natal ao autor do blogue e a todos os seus leitores.

José Carreira

(www.cegueiralusa.com)

João Soares disse...

Retribuo desejando também, ao Resistente (!!), um feliz Natal pleno de afectos e um 2008 mais Ecossolidário e mais Paz.
Abraços

Luis Eme disse...

Retribuo os votos de Boas Festas e espero que na altura própria (eleições) os almadenses dêm uma resposta cabal à CDU, nem que seja votando em branco, já que as alternativas no concelho parecem ser nulas...

Minda disse...

Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal.
E aqui deixo, também, sinceros desejos de Próspero Ano Novo.

Papoila disse...

Que este Natal seja bem passado na companhia da família e com muita paz e saúde.

São os votos do Lado Certo.

Anónimo disse...

Triângulo nos "Blogues do Ano" no a-sul

Anónimo disse...

Moradores da Ramalha congratulam-se com a escolha de a-sul e agradecem.
Constitui um estimulo para este blog que colocou a nú, através de documentos, as manobras da presidente da CMA e de alguns correligionários, apoiantes e seus colaboradores na tramóia do MST de Almada.