Voltamos a inserir um excerto do ofício (pontos 13 e 14) que o Sr. Provedor de Justiça nos enviou onde destaca "a inegável vantagem do funcionamento (do MST)....em especial para os proprietários mais próximos" e onde "aqueles que beneficiam de uma utilidade especial devem suportar os prejuízos inerentes a essa utilidade"
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Benefício 1 : Na Rua José Justino Lopes, neste local, onde só havia um lanço de escadas, passa a haver dois, porque foi construído o muro que se vê na foto, por afundamento da via rodoviária para dar lugar uma ferrovia dupla.
Com o MST os moradores daqueles prédios e os peões foram beneficiados com mais uma escadaria.
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Benefício 2 : Estes prédios na R.José Justino Lopes tinham a entrada ao nível do solo do passeio e via rodoviária.
Com o MST os moradores foram beneficiados com mais uma escadaria.
Benefício 3 : Nesta Rua Abel Salazar, onde havia passeio ao nivel do piso da via, os automóveis entravam e saiam das garagens sem rampa e não havia aqui quaisquer degraus.
Os moradores ficaram beneficiados com as rampas de acesso às garagens e com um excelente conjunto de escadarias capaz de fazer inveja a qualquer simples mortal que se desloque em piso plano e tenha dificuldades de locomoção pelos seus próprios meios.
Benefício 4 : Esta montra, na Rua Polónio Febrero Júnior tinha visibilidade directa para um espaço de mais de 200 metros. Hoje tem uma barreira na sua frente.
O proprietário da loja ficou beneficiado com uma parede, por enquanto branca, para descansar a vista e dar visiblidade à loja. Terá uma loja mais visivel à distância. Benefício 5 : Os moradores da ex-Rua José Justino Lopes deixaram de ter uma via com dois sentidos para automóveis e passam a ter uma via férrea dupla no lugar da anterior via que foi afundada.
O MST beneficiou os moradores com a perda da via rodoviária para aceder a seus prédios, mas com o valor acrescentado de uma ferrovia dupla para comboios; com a contrução de mais um muro, mais uma escada e com dificuldades de acesso às garagens, sobre o muro branco que se vê nas fotos, em plano superior ao vale ferroviário.
Benefício 6 : Na R. D. José de Alarcão estes prédios tinham acesso directo ao nível do passeio e faixa de rodagem.
Com o MST beneficiaram porque o acesso passa a ser feito agora através de degraus, o que é uma inegável vantagem em questões de acessibilidade e molbilidade.
Benefício 7 : Na Rua de Alvalade foi feita uma faixa de rodagem "bastante larga" que permite facilmente o acesso de viaturas de bombeiros e veículos de maiores dimensões. Para além disso, são muito interessantes os obstáculos colocados à mobilidade de peões, nomeadamente idosos e deficientes.
Os moradores desta rua e os cidadãos em geral beneficiaram com MST por lhes ter colocado barreiras à livre locomoção em passeios e por ficarem servidos por uma faixa de rodagem que facilita muito o acesso de veículos em caso de emergência.
SETE BONS EXEMPLOS SETE, ENTRE MUITOS OUTROS BENEFÍCIOS QUE O MST VEIO PROPORCIONAR A MORADORES COMO SE FICOU A SABER PELO ACIMA TRANSCRITO.
Almada, com benefícios destes para moradores e cidadãos vai, para benefíco dos almadenses, figurar no Guiness das Asneiras em "requalificação urbana".
1 comentário:
http://youtube.com/watch?v=bZWqoSPRz08
SOBRE O CAOS DO METRO EM ALMADA
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