terça-feira, julho 24, 2007

Metro Sul do Tejo (MST) : "Um Bico de Obra"

Enganar os moradores da Ramalha e os contribuintes porquê e para quê?
(Clique na imagem para aumentar)
" PSD Setúbal questiona
ATRASOS NO METRO SUL DO TEJO EM ALMADA " “É preciso saber quanto custam os atrasos, mas também é importante saber quem vais pagar esses “milhões”. Será o Governo e/ou a Câmara Municipal de Almada?” – interroga o deputado Luís Rodrigues, PSD, em requerimento que apresentou na Assembleia da República. “O METRO SUL DO TEJO (MST) é um projecto de primordial importância para a mobilidade dos cidadãos que habitam e trabalham na zona noroeste da Península de Setúbal.
Este investimento, que tem sido alvo de várias vicissitudes, nomeadamente, paragens e atrasos, levou a que o Governo tivesse ordenado a abertura extemporânea de um pequeno troço, sem uso aceitável, entre Corroios e Cova da Piedade (Centro Sul).
Em devido tempo diversos moradores da área denominada “Triângulo da Ramalha” manifestaram-se contra o traçado inicial do Metro do Sul do Tejo na intercepção das três redes, apresentando soluções.
Esta atitude da sociedade civil obrigou o Governo a encontrar, sob proposta do Gabinete do MST, um novo traçado, mais simples e mais barato.
Através do Despacho n.º 06.07/05, de 22 de Julho de 2005, da Secretária de Estado dos Transportes, esta decidiu adoptar a solução que definiu que as Linhas 2 e 3 utilizariam a Rua de Alvalade no Triângulo da Ramalha.” – refere o deputado Luís Rodrigues, eleito pelo PSD, no distrito de Setúbal, em requerimento que apresentou na Assembleia da República.
A população foi e está a ser enganada
“No passado dia 16 ao visitar as obras do MST na Ramalha constatei que o Despacho da Sr.ª Secretária de Estado não está a ser cumprido, ou seja, na Rua de Alvalade só está a ser construída a linha Corroios/Universidade, não estando a ser executada nessa artéria a linha Universidade/Cacilhas.
Não se conhece publicamente nenhum despacho da Sr.ª Secretária de Estado a alterar o anterior, nem qualquer outro diploma/despacho de outro membro do Governo a alterar, modificar ou corrigir esse despacho.
Como é possível a obra estar a ser executada desrespeitando o despacho de um membro do Governo? Publicamente a Sr.ª Secretária de Estado assume uma posição de facto a obra está a ser feita de forma diferente.
Considero que ou a população foi e está a ser enganada, ou o Governo não está articulado com os serviços prejudicando as populações envolvidas.
Neste caso a responsabilidade é sempre do Governo.
Importa também saber se já está renegociado o contrato com o concessionário, pois a obra está em curso e até ao momento não se conhece os custos dessa negociação, nem os novos prazos, nem as outras novas condições contratuais.
As noticias vindas a público apontavam para acréscimos de custos da ordem dos 70 milhões de euros.Como se sabe, a paragem das obras e os atrasos foram provocados principalmente pela não disponibilização de terrenos pela Câmara Municipal de Almada.
Como já referi é preciso saber quanto custam os atrasos, mas também é importante saber quem vais pagar esses “milhões”. Será o Governo e/ou a Câmara Municipal de Almada?” – acrescenta o deputado social democrata.
Qual a nova data prevista para inicio da exploração total da 1.ª fase do MST?
O Deputado Luís Rodrigues, no seu requerimento dirigido ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e à Câmara Municipal de Almada, solicita resposta às seguintes perguntas :
1. Existe alguma alteração ao Despacho n.º 06.07/05 da Secretária de Estado dos Transportes, de 22 de Julho de 2005?
2. Qual a razão dos trabalhos no terreno não cumprirem o Despacho mencionado em 1?
3. Quais as medidas que vai tomar o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações para fazer cumprir o Despacho mencionado em 1?
4. Já está renegociado e assinado o contrato com o consórcio concessionário?
5. Quais os desvios quantificados do valor inicial e quais as suas causas?
6. O MOPTC já avaliou os encargos decorrentes dos atrasos relativos aos prazos inicialmente definidos?
7. Se existirem encargos, o que parece óbvio, inerentes aos atrasos devidos à não disponibilização dos terrenos pela Câmara Municipal de Almada quem irá pagar? Será o Município ou o Governo?
8. Qual a nova data prevista para inicio da exploração total da 1.ª fase do MST?"
Notícia de http://www.rostos.pt/ Rostos 24 - 7 - 2007

7 comentários:

Anónimo disse...

Os outros partidos da oposição na Assembleia Municipal estão envergonhados por isso nada questionam.Estão ao lado do PCP e da Cãmara ou do negócio.

Anónimo disse...

Aguardamos respostas...

Anónimo disse...

Exigimos respostas mas não tenhamos duvidas que quem paga estes e outros abusos somos nós os contribuintes. O poder de compra dos portugueses degrada-se. Cada vez pagamos mais impostos, directa ou indirectamente, e o que vemos é os politicos que deveriam defender o cidadão (para isso foram eleitos)cometerem cada vez mais abusos

Anónimo disse...

Quando "alguém" se sobrepõe a uma decisão do ESTADO e faz com que todos os contribuintes tenham que arcar com o custo de uma obra agravado em 1.200.000 Euros, não estará a cometer um crime?
Não será indispensável que o Ministério Público, o Tribunal de Contas, ou outra entidade credível (ainda as temos por cá) investiguem este caso de modo a identificarem esse "alguém" e colocá-lo no sítio certo?
Eventualmente numa qualquer prisão ou presídio. Outros já lá estão por quantias bem menores...
Os contribuintes agradeceriam. Aí sim os impostos seriam bem empregues e corresponderiam a investimentos e não a custos...
Investimentos porque é absolutamente indispensável banir da sociedade pessoas que, arbitrariamente, tomam decisões contra as decisões do próprio ESTADO e que muito lesam os cidadãos e contribuintes.

Unknown disse...

Hello!

o vinil disse...

Cá ficamos a aguardar as respostas , do Governo e da CMA.
No entanto como já conhecemos o que a casa gasta aqui em Almada, temo que irá ficar tudo na mesma, e o tal presidio continue com umas vagas...

residente disse...

José
Depois de uma decisão do Estado a exigência da Assembleia Municipal, haverá alguém neste país que investigue para sabermos o que se passa?
Que tipo de golpe é este para enganar contribuintes e moradores?

Até hoje ninguém explicou algo aos moradores.