segunda-feira, abril 21, 2008

O Triângulo da Ramalha

A Alta Requalificação da zona da Ramalha só é ALTA para alguns interessados no negócio de 390 milhões e provavelmente para incondicionais apoiantes da Câmara, para quem tudo que é feito pela Câmara Municipal de Almada é sempre bom, numa lógica democrática exercida por gente "autoritária democraticamente", em desmando e prepotência.
A- Na imagem seguinte vemos o esquema do traçado do Projecto Inicial do MST, Solução 1, para o designado Triângulo da Ramalha, que a Câmara Municipal de Almada aprovara, entalando 4 prédios para além de outros prejuízos aos moradores de três ruas, onde o cruzamento das linhas 2 (Corroios-Pragal-Corroios) pela R. Cidade de Ostrava (amarelo e verde) e a linha 3 (Cacilhas-Universidade-Cacilhas) pela Rua Lopes de Mendonça (lilás e roxo) do comboio com a Av. Bento Gonçalves se fazia com uma reduzida distância entre si .
Esta Solução seria causadora de grandes e graves problemas de trânsito na Av. Bento Gonçalves, como se poderá verificar pela reduzida proximidade dos cruzamentos das linhas na Av. Bento Gonçalves, pela sua inserção e a "mais alta requalificação urbana" que estava prevista para o local.
A linha 1 (azul e vermelho) em todos os esquemas insere-se na Av. Bento Gonçalves, faz o trajecto Cacilhas-Corroios-Cacilhas:
B - Esquema da Proposta da Câmara Municipal de Almada Solução 2 que a presidente da Câmara desejava ver ser aprovada pela Secretária de Estado dos Transportes, quando da apresentação das propostas alternativas ao traçado do MST na zona da Ramalha, apresentadas aos moradores em 16 de Junho de 2005.
A linha 3 (lilás e roxo) pela Rua Lopes de Mendonça e a linha 2 (amarelo e verde) pela R. do Clube Recreativo da Ramalha.
Esta proposta da CMA correspondia à que tinha ido a concurso internacional, mas depois foi alterada para a anterior (Esquema A) com a aceitação da Câmara Municipal:
C - Esquema da Proposta dos Moradores Solução 5, que inseria as linhas 2 (amarelo e verde) e 3 (lilás e roxo) na Rua de Alvalade, poupando cerca de 1.200.000 euros, não sendo necessário destruir as ruas José Justino Lopes e Lopes de Mendonça e poupava a construção de cerca de 450 metros de linhas férreas.
Com esta solução, bastava a construção de escassos 80-100 metros de via férrea para a linha 3 (lilás e roxo), da Av. Bento Gonçalves à linha 2 na Rua de Alvalade.
A distância entre o cruzamento das linhas 2 e 3 na Av. Bento Gonçalves é maior do que aquela prevista no Projecto inicial (Esquema A):
D - Esquema da Solução-Invenção que está a ser imposta localmente, Solução MAME à revelia do Desp. da SET, sem nunca ter sido apresentada aos moradores, conforme a Assembleia Municipal exigiu ao Governo e que resultou de uma atitude e acção prepotente da presidente da Câmara, que rejeitou a Solução 5 dos moradores, escolhida pelo Governo, por ver rejeitada a sua Solução 2 (Esquema B).
Nesta Solução MAME à revelia do Desp. da SET, a linha 3 (lilás e roxo) ficou na Rua Lopes de Mendonça, por exigência da presidente da Câmara e a linha 2 (amarelo e verde) na Rua de Alvalade:
Com esta solução-invenção da presidente da Câmara, em a colaboração com mais alguém, foram destruídas duas ruas e agravadas as condições de acessibilidades e mobilidade dos moradores locais, com reais efeitos negativos no trânsito local e na qualidade de vida dos moradores.
A Proposta dos Moradores Solução 5 (Esquema C) conforme foi demonstrado, era mais económica, de menores efeitos negativos para os moradores e de menor impacte ambiental.
Como técnicos da obra disseram aos moradores e os estudos apresentados revelaram, que a Solução 5 era perfeitamente viável, assim também nos disseram Engenheiros a trabalharem nesta obra, que a colocação da linha 3 nas ruas José Justino Lopes e Lopes de Mendonça, não se justifica perante a Solução 5, a dos moradores.
A passagem do comboio na linha 3 nestas duas ruas não constitui qualquer benefício para os residentes, já que as paragens do comboio antes e depois estão no mesmo sítio em que ficariam com a Solução 5 dos moradores.
São gastos e trabalhos desnecessários, incompreensíveis e desqualificadores urbanisticamente da zona, que estão a ser realizados por teimosia e vingança da presidente da Câmara sobre os moradores, com aceitação do Governo, que cedeu à prepotência da presidente.
POR QUÊ?
Todos contrbuintes portugueses estão a pagar os devaneios e delírios insensatos da presidente da Câmara Municipal de Almada, quando impôs à população este traçado do comboio MST - o TGV ( Transporte Geralmente Vazio) de Almada.

47 comentários:

Anónimo disse...

Que importa?
A solução adoptada/IMPOSTA pela C.M.A. e pela sua PRESIDENTA, com a conivência dos governantes centrais (de cócoras, perante tais imposições, vamos lá saber porquê...)permite aos intevenientes facturarem mais uns milhões, com os prejuízos daí inerentes para os bolsos dos portugueses...
Como todos os pagadores de impostos sabem,
"O dinheiro não nasce do chão, nasce do BETÃO...".
E betão é o que não falta em Almada...

Anónimo disse...

Almada tem dinheiro a mais.
Os que têm segunda casa fora do concelho de Almada e que não concordam com o que se está a passar, já pensaram mudar o seu domicilio fiscal?

Anónimo disse...

Na noite de 24 para 25 de Abril lá estarei na praça da Liberdade para gritar 25 de Abril sempre, Fascismo nunca mais!!
Contras os fachos, os capitalistas nojentos que ingressam neste e em TODOS os governos pós 25 de Abril que destruiram todas as preciosas conquistas, e os interesseiros que nos rodeiam e tudo fazem para prejudicar o Povo!!
25 DE ABRIL SEMPRE!!

Anónimo disse...

Já todos entendemos muito bem. Alias já tinhamos entendido.
O que o autor do blogg queria era que o metro passasse na rua dos outros em vez de ser na dele.
É um verdadeiro altruista.
Ou será que na lógica dele não será antes um egoista.
Ou é simplesmente um ignorante.
Desculpe quem lhe chamou Engenheiro, ele quando muito pode ser um agente técnico já que nem sabe que calçada de granito é a mais cara solução de pavimentos e a melhor em termos de drenagem de pluviais. Por isso acho que ele é ignorante.
É verdade se ele fosse Engenheiro tambem sabia o que era deontologia.

Anónimo disse...

Será necessário um fogo de artificio à maneira no 25 de Abril pois as coisas estão negras para os lados da Ti Emília.
Este comboio de superfície pode ter sido uma "gift" para a cidade de Almada...

Anónimo disse...

"O que o autor do blogg queria era que o metro passasse na rua dos outros em vez de ser na dele"

Não diga coisas assim tão estupidas.
A Camara de Almada comporta-se como alguns "novos ricos".
Desbaratam o dinheiro dos contribuintes. O tempo excessivo de fogo de artificio é mais uma prova disso. Já não falando das campanhas publicitárias na TV e jornais. Porque precisa disso?

Anónimo disse...

Postas as coisas nestes termos terei de explicitar e publicar que o Sr. Eurico Marques é que seria estúpido pelo que tem feito e escrito.
Mas não é esse o caso, pois a causa essencial não está só na sua estupidez, mas sim principalmente na sua profu«nda desonestidade intelectual.

Anónimo disse...

Não se desviem do essencial da questão...
O que está em causa é saber qual a razão que levou a C.M.A. a NEGOCIAR uma primeira solução para o traçado do MST no Triângulo da Ramalha diferente da que havia sido posta a concurso internacional.
Com a solução que a C.M.A. NEGOCIOU, à revelia do dono da obra, o ESTADO, "libertou" a rua do Clube Recreativo da Ramalha, libertando assim o próprio clube, de ficar confinado ao interior do triângulo...
Este facto, por si só importante, foi certamente mais uma imposição da máquina partidária do partido no poder municipal (o PCP), porque o clube histórico onde se realizaram tantas e tantas reuniões do "Comité Central", ou outras equivalentes, nunca poderia ser sacrificado pelo "progresso" imposto pelo comboio...
Que se lixassem os interesses dos moradores...

Anónimo disse...

Desculpe-me o anónimo da 12:08, mas tenho que discordar de si, o tipo é mesmo estúpido.
Basta ver o que ele acaba de escrever.
Ele faria as delicias de qualquer psicanalista.
Embora sem ser especialista, não me é dificil identificar aqui um complexo da perseguição neste Senhor.
E andamos nós a atura-lo.

Anónimo disse...

Como se pode ver pelos desenhos a cores de inserção das linhas que foi publicado pelo autor deste blogue, a solução que está em construção resulta da escolha da melhor das soluções para cada uma das linhas e revela que se optou pela optimização das diversas propostas.Ou seja a solução reune a melhor solução para a linha 2 ( Rua de Alvalade )e a melhor solução para a linha 3 ( Rua Lopes de Mendonça). Pode dizer-se que se reuniu o melhor de dois mundos ou seja uma inteligente optimização das diversas soluções em estudo.

Anónimo disse...

Melhor solução para a Câmara e exploradora do transporte público metro, não para moradores locais nem para o erário público e ambiente.

Anónimo disse...

Com que então esta é a melhor solução!!!
Quem paga o estudo com 5 soluções que de nada servirá?

Se a CMA sabia tão bem o que escolher porque pediu ao Estado para estudar e decidir?

Sejam honestos e expliquem o que os moveu em todo este processo...

Anónimo disse...

Se qualquer das soluções fosse boa em todos os aspectos, então era facil tomar decisões. Isso não existe.
Convém referir que a solução da linha 3 na Rua Lopes de Mendonça tem a oposição de um cidadão de Almada.
Convem dizer que esse cidadão mora na referida Rua, chama-se, Eurico Marques e é opositor politico da actual presidência da Camara Municipal de Almada.

Anónimo disse...

Com tantas certezas você só pode ser afilhado da Ti Emília.
Então a sua contagem só contabilizou 1 morador da Rua Lopes de Mendonça descontente?! Onde anda você a realizar esses inquéritos? À porta da sede do PCP??
Tenha juizo!!!

Anónimo disse...

anónimo 9:28 pm:
Não é só para a câmara. Marco Aurélio também terá suas razões para achar que esta, a 6ª, o que está ser realizado, é ou foi a melhor solução.

Anónimo disse...

Os bolsos do Marco Aurélio também são bem fundos.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 10:54

É isso mesmo ...

Anda muita gente a encher os bolsos à conta dos municipes e do erário público.

É a única justificação que encontro para a passagem do MST na RLM e RJJL, que não serve ninguém, prejudica os moradores e custou mais umas centenas de milhares de euros ao Estado.

Democratas esta gente ???

Mentem, escondem as verdades ao povo, querem-nos tapar os olhos com qualificação urbana...

Isto tudo tem um nome "Cobardia"...

Anónimo disse...

Dizer que a linha 3 na Rua Lopes de Mendonça tem a oposição de um único cidadão de Almada, é um argumento falso, redutor e até um tanto ou quanto estupido, mas enfim... Dá Deus nozes a quem não tem dentes e depois dá nisto!

Anónimo disse...

Então e dizer que entre outros tem a oposição desse cidadão, cidadão esse que por acaso até é opositor político da CMA e que por acaso até pretendeu ter um cargo politico que não conseguiu porque o perdeu para um membro eleito pelo partido do poder em Almada também é estúpido ?
O.K. pode ser mas é verdadeiro ou falso ?

Anónimo disse...

Este gajo que fez o comentário das 9 e 46 m não tem cura.

Anónimo disse...

Aos moradores da Lopes de Mendonça não interessa se certo indivíduo quer ser, ou não, um eleito municipal mas poder ter qualidade de vida na sua rua.

Falam em requalificação do espaço? Não vi qualquer seguidor da Emília a explicar as vantagens dessa requalificação!!!

Anónimo disse...

Lá está, anónimo das 9.46h... você está a confundir um direito de cidadania com uma questão política...

cada macaco no seu galho, por isso não faz sentido estar a misturar as coisas...

Abra os seus horizontes mais um pouco!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 12:19 devo dizer que gaja é certamente a mãe dele.
Posto isto devo esclarecer que contrariamente ao que pensa, o aspecto que refiro é muito relevante para os moradores entenderem o seu perfil comportamental e assim melhor ajuizarem das posições que defende como das que defendem os seus opositores.
Mais informação, mais possibilidades de ajuizar correctamente . Certo ?
Posto isto será que quer esclarecer os seus vizinhos ?

Anónimo disse...

eles, o pessoal da MES, continuam a pensar que sabem tudo, que são professores e que nós temos de discernir e seguir a sua linha de pensamento.
São explicadores e interpretes iluminados do regime para o povo subjugado.
O povo é um grupelho de deficientes e incapacitados de ver mais além.
Nós só temos que receber e agradecer as suas iluminadas explicações libertadoras dos oprimidos.
Foi assim na Rússia, é assim em Cuba e na China e outros países ou regiões sujeitas a ditaduras comunistas.
Onde está a liberdade de pensamento e de critica do povo nos modelos comunistas?

Anónimo disse...

Este ultimo anónimo, ou seja o filho da gaja mas agora travestido de gaja continua sem explicitar aos que têm a paciencia de o aturar caracteristicas relevantes do seu percurso politico.
Será que ele por acaso já entendeu porque razão alguns politicos revelam o seu percurso pessoal, profissional e politico ? Sabe o que é um Curriculum ?
Porque ao revelarem-se mostram que nada têm a esconder a credibilizam as suas posições.
O amigo Euriquinho cá da rua não sabe isso e esconde-se porque é um débil mental.
Ele só quer dizer que não gosta do metro e os seus horizontes não vão além disso.
Faça-nos um favor Sr. Eurico Marques . Contribua para a nossa qualidade de vida e para o bom ambiente cá da rua. MUDE-SE.

Anónimo disse...

Porque é que este anormal das 9:33 continua a ofender uma pessoa que não se tem escusado a defender-se e defender os interesses dos moradores tão afectados?
Porque é que ele continua na sua sanha anormal constante?
O que é que o move?
Será que é parente da D.Emília?
Será que recebe "algum" para fazer o trabalhinho de sapa?
O que é que o move, seu estupor?

Será que tem a coragem de dizer ao próprio, aquilo que aqui escreve?

Não tem, não!
É suficiente cobardolas para o fazer.
A propósito: Já que não quer assinar seu nome naquilo que escreve, ponha ao menos um pseudónimo para não o confundirmos com outro qualquer anónimo, que não tem culpa das suas imbecilidades...

Anónimo disse...

Esse tal anónimo das 9:33, assim um bocado para o boçal, deve ser também dos que chegaram a Almada , tal como a sua chefa, vindos sabe-se lá donde, e que só sabem e andam a espalhar veneno.
Porque é que não conseguem ter um discurso civilizado?

Anónimo disse...

Caro José Justino, o Senhor mete dó.
Devo dizer-lhe que se é tão corajoso, tenha a coragem de me dar um local e hora para nos encontra-mos e lá estarei para de viva voz lhe dizer o que penso de si e de todos os cobardes que aqui escrevem.
Se reparar foram os Euricos que escreveram palavras como Gajo, estupor cobardolas imbecialidades e boçal. Se voce não fosse tão pouco inteligente não referia sequer um discurso civilizado pois teria notado isto mesmo. Ainda o pode fazer se o Eurico não retirar este post como costuma fazer quando não lhe agrada.
O que é certo é que o Eurico se passou e perdeu o pouco discernimento que tinha e porque?
Porque se recusa a revelar o seu percurso politico. Ainda está a tempo. Deixe de insultar quem se dirige a si civilizadamente.
Euroco Voce está a ser desmascarado. Agora até acabou por revelar a sua falta de controlo verbal. Voce não presta mesmo para nada. O eleitorado não se enganou.
Alias o povo raramente se engana.

Anónimo disse...

Eurico estas a ser desmascarado de forma impiedosa. Até chego a ter pena de ti . Tu nunca te devias ter metido nisto.
Ao menos retrata-te. Faz qualquer coisa. Diz que afinal estavas enganado. Que o que querias era vingar-te dos comunas porque não foste eleito e foi um deles.
Diz que até achas que o metro é bom para Almada.
Safa-te meu senão é que é mesmo o fim da tua carreira politica.
Olha para o Santana, fez a merda que fez e já está aí outra vez. Ele é esperto. Descarta-te dos disparates que tens feito a ainda podes vir a ser presidente da Câmara. Não insistas no disparate.

Anónimo disse...

Então agora também temos aqui em Almada os Alberto J.Jardim?
A não deixar que as pessoas se expressem livremente?
A ameaçar quem não é da cor?
Onde é que já vimos isto?
O cerne da questão e para a qual estes prestimosos defensores do comboio ainda não responderam, é a seguinte:
-Porque é que com uma solução mais económica, mais racional, e que menos danos faria aos habitantes, preferem simplesmente o contrário?

Anónimo disse...

Acho indecente!!!

VEJAM POR FAVOR ISTO:

http://www.mts.pt/desvios.php?id=10


Os moradores pagam os impostos sobre os imoveis que possuem e agora vao ser impossibilitados de os usar. Compreendo que possam existir situações pontuais em que o acesso as garagens não seja possivel devido à natureza da obra. Mas 3 semanas (quase um mês é demais) ainda para mais quando foi dito no ínicio das obras que o acesso as garagens prédios e lojas iria sempre ser assegurado! Não percebo como é que ninguém diz nada!

Anónimo disse...

Os moradores só têm a agradecer aos intelectualmente honestos democratas Maria Emília Neto Sousa, José manuel Maia, o presidente da Assembleia municipal, Vereação da Câmara e oposição municipal.

Anónimo disse...

Em minha opinião os moradores nada têm de agradecer. Devem tomar uma atitude por serem violentados nos direitos de residentes.
Pagam IMIs sobre as garagens e querem impedi-los do usufruto de sua propriedade durante 3 semanas.
Manifestem-se, peçam contas aos responsáveis principalmente à incompetente presidenta.
Moradores se fcarem privados de aceder às suas garagens têm direito a pedir indemnização à CMA.
Este blogue tem demonstrado com documentos que foi a presidenta que quis as linhas na vossa rua, então tem de pagar pelos danos que vos causa.
A incompetência tem limites.

Anónimo disse...

Força residentes não paguem, protestem.
Se quiserem ter sucesso, o melhor é não envolverem o Eurico Marques nisto, senão vão certamente conseguir uma estrondosa vitória nmoral mas vão ter de certeza de pagar tudo e mais umas botas.
Boa Sorte

Anónimo disse...

Gostava de ver resposta do tal josé Justino ao anónimo de 25 de Abril das 6:09 que havia sido insultado por ele.
Já não basta se-se apelidado de comuna ou defensor da camara e ainda temos de ser insultados por estes debeis mentais dos que achavam que o metro devia passar noutro sitio.
Esse Sr. Eurico é que devia intervir já que são os seus defensores que se comportaram de forma reprovavel.

Anónimo disse...

O Grande Eurico foi para a praia e está-se borrifando para a defesa dos interesses dos cidadãos da sua Rua.
Eurico estás aqui a fazer falta na luta contra os acólitos da Maria Emilia.
Os comunas têm que perceber quem tu és. Não pode ser. Só porque está um dia de sol abandonas a causa anti-metro e anti-comunista para ires apanhar sol ?
O teu empenhamento é fundamental para o bem estar dos habitentes de Almada e em particular dos que são vitimas dos intelectualmente desonestos.
Foste para a praia ? Então e quando tu vais para a praia não arranjas ninguem para escrever por ti ? Não entendes como é importante manter esta coisa viva para parecer que somos muitos ?
Eurico repensa bem o que andas a fazer .

Anónimo disse...

Então e o José Justino também foi para a praia. Ou está todo borrado com medo de levar nas trombas ?
Vocês que enfrentam o comboio sejam coerentes e não mostrem que estão todos borrados de medo.
O José Justino que vá lá falar com o "estupor" do lacaio da Maria Emilia para ver a coragem que tem de repetir o que escreveu sob a protecção do anonimato.

Anónimo disse...

Qual José Justino ? Então voces não entendem que é sempre o mesmo cretino do Eurico que mora na Rua Lopes de Mendonça e não quer que o metro passe á porta dele.

Anónimo disse...

Seria, seguramente, uma obra do "demónio" neste blog aparecerem dois participantes com estes nomes: um "lopes de mendonça", outro " josé justino"!

Sabem porque falo em "demónio"? Já repararam? José Justino e Lopes de Mendonça são os nomes das ruas ... curioso, não é?

Eurico, não precisas esconder-te mais sob pseudónimos. Já todos sabemos quem és e ao que andas ...

E já agora, deixa-me que te diga: que grande falta de imaginação! Porra (desculpa o termo mais popular ...), não encontraste melhor? É que assim, de tanto quereres que pareçam vocês muitos, atiras contra ti próprio. É que ninguém, de juízo pleno, acredita nisto ... daí o "demónio".

Anónimo disse...

Pois começa a ser por demais evidente que todos estes protestos têm apenas um autor . O famigerado Eurico Marques.
Houve quem dissesse aqui que o traçado do metro tinha apenas um opositor.
Acho que é um exagero. Acredito que sejam uns quantos mais . Não muitos, como se pode ver por este blogue em que quando o dito Eurico vai para a praia ninguem mais existe.
Mas se assim não é, então por favor apresentem uma listagem dos opositores ao traçado. Mas algo honesto, nada de psudonimos ou anónimos.
O que nós queremos de facto é que a obra decorra da melhor forma e se conclua rápidamente para vermos o nosso espaço urbano reabilitado.
O Eurico que se cale definitivamente pois já não convence ninguem.

Anónimo disse...

Lá que este blog está a incomodar muita gente, vê-se.
Eles estavam habituados a fazer o que queriam sem o pessoal ter conhecimento de nada.
Os meus parabéns ao autor, ou autora.

Anónimo disse...

Por acaso, o anónimo das 6.37hrs acha que a assembleia aceita discutir 1 petição, assim sem mais nem menos, quando só existe 1 pessoa a assinar essa petiçao?

Informe-se porque não é bem assim...

Se isso aconteceu, é porque houve muito mais gente a assiná-la. Eu fui um deles, mas como é obvio não autorizo a que o meu nome aqui apareça, uma vezm que juntamente com o nome está o nº do B.I.

Mas se se acha assim tão dono da verdade, porque não apresenta você uma lista com os apoiantes deste traçado.

Até porque o que aqui se pretende discutir, são as trapaças que foram feitas para que este traçado fosse feito.

Força anónimo das 6.37hrs, faça isso!

Anónimo disse...

"O que o autor do blog queria era que o metro passasse na rua dos outros em vez de ser na dele"

Explique lá isto Sr. anónimo do dia 22.Abr, às 10:09PM.

Não conhece do que está a falar, pois não? Onde é que o traçado 5 (apresentado pelos moradores e aprovado pelo dono da obra)ía passar na rua de outros? Está há vista de toda a gente que iria passar em linhas já existentes?

É cego ou não quer ver?

Anónimo disse...

É preciso descaramento para pedir uma lista dos não apoiantes deste traçado quando nem tem a dignidade de se identificar neste blog.
Identifique-se e depois faça exigências...

Anónimo disse...

Eu logo vi que aqui só escrevem cobardolas.
Esse atrasado mental que se assina mb não entende que o traçado que está a ser construido não é o que ele contestou ? Digam-me lá quem pode contestar este traçado e por que? Porque passa á porta do Eurico Marques ?

Anónimo disse...

Pela minha parte acho de um tremendo mau gosto, para não dizer outra coisa, determinados anónimos estarem a referir-se sempre a um nome, que não sei se corresponde a alguém real.
Esta coisa cheira um pouco a policia politica.
Estejam de acordo ou não, mas não resvalem para o chinelo.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 7.02hrs... atrasado mental é quem lhe fez a boca, OK?

Não me conhece de lado nenhum para começar aqui a ofender, como se só você tivesse razão...

Sim, os moraores, incluindo eu, contestámos... A secretária de estado deu-nos razão... Quem está mal? A emília e sua corja porque se dizem democratas, mas não cumprem aquilo que é contra eles.

Para si, foi a última resposta!