quinta-feira, julho 09, 2009

O fatídico Metro Sul do Tejo ( MST )

Infelizmente ocorreu ontem em Corroios um acidente trágico consequência do irracional projecto que alguns ainda dizem que é um bom projecto para Almada.
Os irresponsáveis têm rosto. Só falta penalizá-los pelos danos e prejuízos.
Muitos almadenses levantaram a voz contra a irracionalidade do projecto e não foram só os moradores da Ramalha.
Almada sofre hoje consequências da irracionalidade daqueles que idealizaram, aprovaram e impuseram ao nosso dia a dia um comboio a circular numa cidade como senhor todo poderoso, até numa zona que designam pedonal, onde as pessoas são consideradas abaixo de comboio.
Na Ramalha destruíram duas ruas, agrediram os moradores desqualificando a zona com imposição de duas vias férreas. Abusaram dos moradores, roubaram-lhes a tranquilidade e o sossego, com o ruído e o transtorno da circulação durante 21 horas do dia, de composições ferroviárias inúteis, que não constituem qualquer mais valia para o local nem para a cidade, complicando as acessibilidades locais e ao Hospital Garcia de Orta, das viaturas dos bombeiros.
Vídeo RTP
Almada encontra-se ir reconhecível e os causadores da situação continuam a assobiar para o ar, com irresponsáveis que são.
Muitos acidentes já ocorreram.
O de ontem, com mais uma vítima mortal, agora directamente causada pelo comboio, não foi nada que os cidadãos não tivessem alertado.
Mas os autarcas e os senhores mandadores dos bons projectos consideram-se acima do povo "ignorante" que não manda fazer estudos técnicos e científicos, como os analfabetos que ascenderam a sábios, só porque obtiveram número de votos q.b. (quanto baste) para serem eleitos e vergastarem depois os eleitores.
Só as competências superiores, autárquicas e governamentais, senhoras do seu nariz, não quiseram saber dos alertas do povo.
Não é de estranhar.
Há quem diga que "político" é assim... mas não devia ser.
Os portugueses, os eleitores, sabem como Almada e o País estão, por isso mesmo.
Gastaram-se inutilmente milhões de euros numa obra fútil, estéril, prejudicial ao concelho e ao país, devido ao autismo militante de algumas sumidades políticas locais e nacionais.
ESTE PAÍS É UM COLOSSO!
ANDA TUDO A FAZER POUCO, DA GENTE!

9 comentários:

Anónimo disse...

Em tempo oportuno alguém disse:

....
Algum dia se fará a história de quem foram os responsáveis por esta situação e de como interesses e estratégias pessoais se puderam sobrepor com tanta facilidade ao interesse público, mas uma coisa se pode desde já constatar: a obra teve um custo acrescido de 70 milhões de Euros e o início da exploração registou mais de um ano de atraso, faltando ainda determinar qual a indemnização a pagar pelo Estado ao concessionário pela perda das receitas previstas que tal facto implicou.
...

ENQUANTO OS TRIBUNAIS NÃO FUNCIONAREM, E VAI DEMORAR MUITO TEMPO, TEMOS DE PUNIR PELO VOTO TODOS AQUELES INCOMPETENTES QUE PUSERAM OS SEUS INTERESSES PESSOAIS E PARTIDÁRIOS À FRENTE DOS INTERESSES DA POPULAÇÃO DE ALMADA...

TODOS OS QUE, NOS FORUNS DITOS DE PATICIPAÇÃO DO MST, MALTRATARAM TUDO E TODOS...

Agora dizemos nós:

Aos custos monetários anteriormente referidos acrescem agora as vidas humanas que se perdem tragicamente.

Os munícipes bem avisaram os autarcas. Estes FIZERAM OUVIDOS DE MERCADOR...

Não haverá agora quem os responsabilize, ou continua a reinar a irresponsabilidade total?

Não falamos só de responsabilidades políticas... Estas são e sempre foram fáceis de assumir (uns recebem subsídios de reintegração, outros vão para grandes empresas e outros iniciam uma reforma dourada...).

Não, não. FALAMOS DE RESPONSABILIDADES CIVIS E CRIMINAIS.

Chegou a hora de fazer JUSTIÇA.

A memória da primeira vítima assim o exige!

Anónimo disse...

E do acidente de hoje no cruzamento da linha de caminho de ferro do comboio regional, linha Cacilhas / Universidade, com a Av. José Torrado da Silva.

Alguém saberá informar o que se passou?

Também foi um acidente muito grave...

Houve um grande aparato que envolveu polícia, bombeiros, protecção civil...

Que mais nos vai acontecer...

Anónimo disse...

7. Resolução do Conselho de Ministros que procede à terceira alteração da Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2002, de 3 de Abril, e prorroga a actividade da equipa de missão, designada por Gabinete do Metro Sul do Tejo, até à conclusão dos estudos das 2.ª e 3.ª fases para a implementação da rede de metropolitano ligeiro da margem Sul do Tejo, até ao limite máximo de três anos


Esta Resolução alarga a competência da equipa de missão, designada por Gabinete do Metro Sul do Tejo, para o desenvolvimento das 2.ª e 3.ª fases do metropolitano ligeiro da margem sul do Tejo, até ao limite máximo de três anos.


Este alargamento verifica-se face à necessidade de desenvolvimento das fases seguintes do metropolitano ligeiro da margem sul, uma vez que a equipa de missão apenas estava mandatada para o desenvolvimento da 1.ª fase do projecto, que já entrou em exploração.

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20090709.aspx

Almadense consciente... disse...

E enquanto cidadãos, não podemos associar-nos e responsabilizar criminalmente por homicídio negligente os responsáveis pelo planeamento e execução de um traçado que salta a vista de qualquer leigo o que ontem lamentavelmente ocorreu?

A realidade é que ontem foi o casal de idosos, amanhã posso ser eu ou qualquer um de nós.

Concordo com punições com o voto (ou o voto em branco), mas não creio seja suficiente. É gritante a falta de respeito pelos municipes.

Bem-haja por este canal de informação que bem precisavamos.

Saudações bloguistas

Anónimo disse...

Os dos partidos das oposições dizem que não se pronunciam sobre o acidente por respeito pelas vítimas.
Cá para mim entendo é que também sentem-se comprometidos com a situação de falta de segurança do metro de superfície ou eléctrico ou raios que o partam.
Deixaram de fazer as criticas certas no momento exacto.

Anónimo disse...

Esta história do comboio/metro/eléctrico teve a cobertura de figuras bem pensantes da esquerda mais à esuerda.
É que os comboios estavam na moda e os srs. engenheiros desataram a dar cobertura a tudo, mesmo o que estava mal feito.
E agora a malta que se lixe.
Modernices...

João Antunes disse...

De lamentar apenas às vitimas o sucedido e aos seus familiares. Apenas gostaria de deixar uma informação sobre esta situação decorrida. Outrora, existia sim uma paragem de autocarro naquela zona ao qual já não existe hoje. O hábito da nossa gente e também por negligência do condutor do autocarro deu-se esta morte. A paragem de autocarro foi alterada para outra zona mas mesmo assim os senhores da TST (transportes sul do tejo) continuam a "largar" ali os seus passageiros. O transeunte foi colhido sim, por o metro sul do tejo mas este não é o culpado. A sinalização é para se cumprir e neste caso não foi cumprida! Não existe nenhuma paragem naquela zona (já existiu,ponto). Não sou defensor deste projecto em Almada, a minha cidade, mas também não façam dele um bode espiatório. Existem grandes lacunas neste projecto ao qual estou totalmente solidário e de acordo com a gente deste blog pois sou "vizinho" deles e apoio a sua causa. Por uma Almada melhor, iremos conseguir!
Um bem haja a todos...

Anónimo disse...

Metro!!! mas que Metro...Elétrico sim, os Metropolitanos foram criados com o objectivo de facilitarem a circulação á superfície de tudo o que se movimenta,o que assistimos!!!passeios com 12 metros de largura,com os Prédios de costas para a via, faixas de 3 metros para as viaturas,zig- zag por grande parte da via férrea,Falta de pelo menos um Urinol Público, em especial, junto á Rotunda dos Bancos, mesmo que seja a pagar... o que é intolerável é ver os Idosos recorrer a cafés para urinar, mais o Elétrico não passa ao Hospital,acabaram com o Autocarro que fazia o transporte cá de baixo para as pessoas Idosas, curiosamente, nunca nada li nas publicações de Almada

Anónimo disse...

Relativamente ao caso, estou desapontado com o projecto executado do metro sul do tejo. Nao entendo como os responsáveis puderam autorizar tal projecto. Sou a favor do metro na margem sul, mas "porra", deveriam ter feito um estudo pré-elementar das zonas essenciais para a populaçao. Por exemplo; O porquê do metro nao passar perto do hospital de Garcia de Orta?? seria uma mais valia para os utentes do hospital, principalmente para os idosos: o porquê nao passar junto ao centro comercial Forum Almada?? seria uma mais valia para a populaçao utilizar o transporte publico em vez do carro particular; o porquê faze-lo circular junto a estrada nacional?? para condicionar ainda mais o transito. Nao entendo. A margem sul necessitava realmente de um transporte desse genero devido ao aglomerado crescimento populacional que tem tido nesses anos mas em vez de facilitar os almendenses, acabou por prejudica-los..Agora é ver como a 2º e 3º fase do projecto do metro se finaliza, e espero que eles aprendam com os erros da 1 fase do projecto e que nao os repetita, porque eles existem tais como: fazer passar o metro em todas as estaçoes ferroviarias, que por minha opinao seria um absurdo, (Pragal, Corroios, Amora; Fogueteiro), o de Amora nao necessitava; a continuaçao a linha junta a estrada nacional, (absurdo) Tunel seria a melhor soluçao; porque nao projectar uma estaçao de metro para o local do futuro hospital de Seixal, assim seria uma mais valia para o futuro; entre outros....