domingo, maio 10, 2009

A Prova Real do que é Inútil

Hoje, 10 de Maio de 2009, foi dia de descanso para os moradores das ex-ruas José Justino Lopes e Lopes de Mendonça. Não houve passagens do MST ( Metro Sul do Tejo) - o TGV de Almada - nos carris implantados pela Presidente da Câmara no troço de 450 m destas antigas ruas
O comboio da Presidente da Câmara de Almada não circulou desde a manhã até ao final do dia nestas ex-ruas.
Foi um dia tranquilo, sem a circulação das composições vazias da Linha 3 Cacilhas-Universidade-Cacilhas e sem barulhos rodoferroviários.
Os moradores puderam ter um dia de sossego nas suas habitações e ficou provada a inutilidade do traçado e da passagem do comboio por este local.
clik nas fotos para aumentar
Trabalhos na linha pela manhã, frente à Capela da Ramalha, cujo telhado desabou após os comboios começarem a circular pelo local.
A Capela da Ramalha, património religioso do povo almadense, propriedade da CMA há mais duas décadas, nunca foi objecto por parte desta, de obras de conservação para evitar a sua degradação e derrocada.
Foto 1.

Foto 2.

Foto 3.

Os passageiros de Cacilhas e Almada para a estação da Fertagus no Pragal ou para a Universidade utilizaram a linha 1 Cacilhas-Corroios-Cacilhas e fizeram o transbordo no Centro Sul, no apeadeiro da Cova da Piedade, tal como aqueles oriundos da estação da Fertagus no Pragal ou da Universidade com destino a Cacilhas, usaram os comboios da Linha 2 - Pragal - Corroios-Pragal fazendo o transbordo no mesmo apeadeiro.
Uma obra que diziam que com ela era o Futuro que chegava a Almada, está a mostrar no terreno que foi mal concebida, mal executada e revela ser o resultado de decisões insensatas tomadas em cima do joelho.
Talvez tenha prevalecido a miragem do negócio chorudo.
Está-se a demonstrar quão inútil é a passagem dos comboios naquelas duas ex-ruas.
Está-se a revelar que foram gastos inutilmente milhões de euros só para gáudio pessoal e alimentar o ego da Presidente da Câmara, com uma "vitória" sobre os moradores locais que demonstraram com uma proposta alternativa, quanto insensato era destruir aquelas duas ruas, quando havia uma melhor solução e mais económica, sem atentar contra a qualidade de vida dos residentes.
Hoje estamos diante de um "elefante branco", a sorver diariamente milhares de euros aos contribuintes portugueses com um trajecto de 450 metros, nas ex-ruas José Justino Lopes e Lopes de Mendonça perfeitamente desnecessário.
Para quando a quadratura - Câmara Municipal de Almada e sua Presidente, Governo, MTS ( a Concessionária do MST e a Equipa de Missão do MST começarem a entender o erro que cometeram e arrepiam caminho?
Que levou este Governo, na qualidade de dono e pagador da obra, a ajoelhar-se aos pés da Presidente da CMA, prestando-lhe vassalagem, a voltar atrás depois de ter decidido por Despacho da Secretária de Estado dos Transportes, a retirada da linha 3 das antigas ruas José Justino Lopes e Lopes de Mendonça?
A quem serviu prejudicar o erário público, a população de Almada e os moradores locais?
Amanhã 11 de Maio de 2009 volta a circular o comboio na Ramalha com os prejuízos sempre cobertos pelo Governo, através do dinheiro dos nossos impostos.
A MTS, concessionária da exploração deste Transporte Geralmente Vazio de Almada, está neste negócio sem prejuízo algum.
"O Povo tem as costas largas"
Os portugueses que pagam impostos, estão a pagar os sonhos delirantes e as asneiras da Presidente da Câmara Municipal de Almada com o traçado e trajecto que impôs ao Governo para o MST- o seu comboio.

12 comentários:

Anónimo disse...

Um novo blogue contra a ditadura, colabore!

http://almadasofrecalada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Foi-me confidênciado, por um técnico da MTS, que não existe uma passagem desnivelada (ou tunel, como preferirem) junto à rotunda do Centro Sul e para quem sobe em direcção ao centro de Almada, por exigência da CMA.
A D. Emília devia ser penalizada pela barbaridade que fez ao não permitir que os automóveis podessem circular num tunel, evitando o estrangulamento que se verifica.

Anónimo disse...

O "julgamento popular" está a chegar...
Usem a "Arma do Voto".
A M.E.S. só vai parar no Algarve, ou ainda mais longe, quem sabe...

Anónimo disse...

Lembram-se, há uns bons anos, das composições do Metro de Lisboa, que, circulando numa mesma linha com início em Alvalade, se separavam no Marquês de Pombal, de forma alternada, para a Praça de Espanha e para Entre-Campos?

Como a solução não correspondia aos interesses dos utilizadores, nem do erário público, foi abandonada...

Como em Almada as soluções andam sempre à frente do progresso, quando o progresso é visto da rectaguarda, os competentes autarcas que temos impuseram uma solução exactamente igual à que que foi abandonada em Lisboa.

Vejam as semelhanças:

Partindo os comboios de Cacilhas, separam-se na Ramalha, de forma alternada, para a Universidade e para para Corroios...

Como resultado temos verdadeiras filas de comboios a circularem em duplicado e vazios no coração da cidade...

Para resolverem este problema seria bem mais fácil adoptarem a linha Cacilhas - Corroios e uma linha bem mais curta, Centro Sul - Universidade...

Esta solução permitiria abandonar definitivamente a desnecessária duplicação da circulação das composições ferroviárias na cidade, abandonando igualmente o troço das ex-ruas de Lopes de Mendonça e de José Justino Lopes, troço que Sua Excelência a Presidente da Câmara Municipal de Almada IMPÔS, ao Governo, aos habitantes da Ramalha, aos Almadenses e ao País...

Como ontem ficou bem demonstrado, a linha Cacilhas - Universidade é perfeitamente desnecessária, no troço Pragal - Cacilhas, constituindo-se este como o verdadeiro resultado de uma autêntica birra do poder político local...

Este assunto não merece uma discussão pública?

Os Almadenses só servem para "atulhar" de impostos os cofres do Município, que depois os esbanja em verdadeiros foguetórios, pirótécnicos ou políticos?

Para quando o momento de os Almadenses discutirem os seus próprios interesses e destino?

Basta de políticos tão profissionais quanto incompetentes nomeados "em comissão de serviço" pelo "Comité Central" de um qualquer partido político...

José Mendonça disse...

Ora aqui está a prova!...
PROVA PROVADA em como a linha Cacllhas/Universidade é absolutamente inútil.

Já aqui explanei há algumas semanas
esta mesma afirmação quando escrevi que bastava uma linha Cacilhas/Corroios e outra Corroios/Universidade com mudanças em Cova da Piedade.

Este anónimo anterior, do dia 10 - 12:46AM, ainda vai mais longe quando sugere que bastava uma linha Corroios/Universidade e outra Cacilhas/Cova da Piedade.
Eu não quis ser tão preciso mas o anónimo anterior tem uma melhor visão da situação.
Essa seria mesmo a melhor solução e mais económica, sobretudo quando se atravessa uma época de crise.

Sei que isto não vai mudar nada, mas não ficava mal aos responsáveis arrepiarem caminho e reconheceram como andaram mal.
É uma prova de inteligência voltar atrás e mudar seus êrros.
SÓ OS BURROS É QUE NÃO MUDAM...mas quero crer que inteligência é coisa que não abunda nestes autarcas irresponsáveis.

Anónimo disse...

Esta madrugada entre a 1 e as 2 horas andaram trabalhadores de uma empresa ( prováveis imigrantes ? a ganhar miseravelmente )com máquinas ruidosas a cortar a relva do espaço canal do metro e a fazer outros trabalhos mecânicos igualmente ruidosos de jardinagem, na Bento Gonçalves e imediações, a perturbar o sono das pessoas.
Sendo ilegal pelo ruído, a Câmara e a Polícia de Segurança Pública que farão?

Quem me diz se a empresa em causa estava "devidamente autorizada" pela PSP e Câmara ou se PSP e CMA fecharam os olhos à transgressão?

morador da ex-RLM disse...

Parem o comboio nesta linha pelo menos ao fim-de-semana.
Temos direito a dormir mais que três horas por noite.

MB disse...

A compensação pelo ruído a que fomos poupados no domingo, foi ontem paga, madrugada de 2ªF para 3ªF, quando a partir da 1H25m da madrugada entraram os corta-relvas na R. Lopes de Mendonça, só tendo saído cerca de 20 mins depois!!! Tendo em conta a quantidade de relva existente em frente ao nr. 2 desta rua, será que estes trabalhadores só trabalham fora de horas e a passo de caracol???? Será que foram mandatados para trabalhar a este ritmo???

A outra pergunta que se impõe é: será que os cortes não podem ser feitos mais cedo de modo a não perturbarem ainda mais o descanso dos moradores?

A partir das 20h, só há metro de 15 em 15 minutos!!!!! É que nos últimos andares dos prédios era impossível dormir, tal era o barulho, não se tornando difícil de imaginar o que acontecia nos andares de baixo.

Anónimo disse...

Está-se a ver que os moradores de Almada ao longo do espaço canal do metro, estão a ser vitimas de sucessivos grupos de quadrilheiros sobre os quais nem Polícia nem Justiça actuam.

Alfredo Santos disse...

Eu votava habitualmente na CDU, mas agora com aquilo que tenho observado e lido, acho que é altura de correr com esta Administação da Câmara. Vou votar PS. Os responsáveis do PSD de Almada são amigos da Maria Emília.

Anónimo disse...

Atenção caro cidadão de ALMADA:

UM COMBOIO PODE ESCONDER OUTRO!

Tal como uma maioria de 20% pode esconder, e ESCONDE, uma ditadura de 100%...

Anónimo disse...

INFÂMIA, ESCANDALOSO.

COMUNISTAS PELA CALADA COMEÇARAM A PERSEGUIR QUEM PROTESTA CONTRA A CMA E ESTÃO A DANIFICAR BENS, A ATACAR A PROPRIEDADE PRIVADA.

Elementos afectos à Câmara Municipal de Almada andam a perseguir os comerciantes e espiar seus passos.
Já começaram também a exercer represálias sobre pessoas e bens, partindo montras de estabelecimentos de quem aderiu aos protestos legítimos dos comerciantes.

ESTA É A DEMOCRACIA DO PCP, DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA E DA PRESIDENTE DA CÂMARA.

Criticavam ESTES TIPOS A PIDE. SÃO MUITO PIORES.
Chamavam fascistas aos do regime anterior.
Quem são eles?
FASCISTAS IGUALMENTE, mas ditos de esquerda.
Fascistas de Esquerda muito mais perigosos.

Ainda haverá quem duvide dos objectivos destes comunistas que querem o poder para exercer uma ditadura sobre os cidadãos?

Que os democratas e as pessoas de pensamento livre tomem consciência e cerrem fileiras para que os comunistas em Almada deixem de nos oprimir e explorar.
Vamos banir democraticamente os exploradores da população almadense, Não permitamos que ditadores e todos os que não prestam continuem a explorar-nos e a destruir Almada. escondidos na democracia.

EM DEMOCRACIA ESTAS PERSEGUIÇÕES SÃO INTOLERÁVEIS.