O comboio metro sul do Tejo (MST) também baptizado TGV da Margem Sul, não é aquilo que alguns pintaram e ainda andam a pintar, tentando poluir mentes desconhecedoras da realidade.
Após dois anos de exercício em circulação total no canal ferroviário, o tiro do "sensacional sucesso" anunciado, saiu pela culatra.
O Estado Português tem de continuar a injectar dinheiro, milhões de euros, para que as composições continuem a atormentar Almada e as polpulações, provocando um rombo considerável nas contas públicas..
O jornal MST (muito bom papel apesar do prejuízo da exploração) em seu nº1 Setembro de 2010 descreve na pág. 3 o TGV da margem sul como : "UMA HISTÓRIA BEM SUCEDIDA".
Talvez até tenham razão, provavelmente por ser uma história/invenção bem sucedida para mamar na teta do Estado!
1 - A versão do sucesso contada pelos sortudos!:
para ler "clik" sobre a notícia
2 - a versão real da história, pelo governo, do (in)sucesso do MST - UMA HISTÓRIA MAL SUCEDIDA - para os contribuintes (como se sabe), contada no dia 9 de Novembro de 2010, segundo noticia da RTP:
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«O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e o secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, afirmaram hoje em Lisboa numa conferência sobre políticas de mobilidade que o objectivo de cortar 15 por cento nos custos dos transportes se atingirá, entre outras, mediante a redução de uma oferta "sobredimensionada".
Menos barcos e comboios, para poupar no custo dos transportes
Segundo o secretário de Estado Correia da Fonseca a oferta de transportes é, em casos frequentes "desadequada à procura". E, para não ficarem dúvidas sobre o carácter dessa "inadequação", aquele membro do Governo deu o exemplo do Metro Sul do Tejo que, sustentou, está a transportar apenas "20 por cento dos 80 milhões de passageiros por quilómetro por ano estimados". Para Correia da Fonseca é portanto claro que "desadequada" significa, ao menos neste caso, "sobredimensionada"E, como tudo o que é "sobredimensionado", a oferte de transportes "pode ser reduzida". Em boa lógica, o Metro Sul do Tejo deveria portanto passar a ter menos comboios e mais espaçados.»
................. Metro Sul do Tejo:
UMA HISTÓRIA BEM MAL SUCEDIDA. ESTE PAÍS E ESTA ALMADA SÃO UM COLOSSO! ANDA TUDO A FAZER POUCO, DA GENTE!
4 comentários:
Ministro anuncia “projecto de mobilidade integrada” para a região de Setúbal
11 | 12 | 2010 21.46H
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou hoje, em Almada, que está “em curso” um “projecto de mobilidade integrada” para a região de Setúbal que pretende “melhorar a articulação com Lisboa” e “maximizar as potencialidades do transporte público”.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Na sessão de encerramento do II Plenário do Fórum Autárquico do PS de Almada – “A mobilidade e o coração da cidade” –, António Mendonça afirmou que “está em curso uma abordagem integrada da mobilidade da região, quer nos transportes rodoviários, quer no transporte ferroviário que liga as duas margens, em articulação com o Metro Sul do Tejo (MST), de forma a afirmar o transporte público e a potenciar estes sistemas de transportes para servir as populações”.
António Mendonça lembrou que “tem que haver, particularmente nas condições que o país está a viver, rigor em matéria de investimentos”.
Por isso, acrescentou, além da renegociação com a Fertagus, a empresa concessionária do comboio da ponte 25 de Abril, que vai operar em 2012 sem receber quaisquer indemnizações compensatórias do Estado, o ministro lembrou a situação do MST.
“O que está previsto no Orçamento do Estado para 2011 é uma renegociação com a concessionária do Metro Sul do Tejo (Metro Transportes do Sul) no sentido adequar o contrato à realidade atual e redefinir particularmente aquilo que são os compromissos do Estado, [uma vez que] a utilização do metro tem estado aquém daquilo que eram as expetativas iniciais e que isso representa custos elevados”, afirmou.
Quanto às duas outras fases previstas para o projeto, que vão levar o metro até ao Fogueteiro, no Seixal, e ao Barreiro, António Mendonça afirmou que “o que está pensado fica de pé, mas apenas quando a procura o justificar”.
O ministro destacou ainda, a respeito de mobilidade, o investimento feito no distrito pelo Estado, no âmbito da Concessão do Baixo Tejo, que, disse, “vai criar uma nova realidade de mobilidade e integração em toda a região”.
“Um investimento de 563 milhões de euros, com uma extensão total de 70 quilómetros, e que permitirá ligar entre si os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Montijo, Moita, Alcochete, Palmela, Setúbal e Sesimbra”, afirmou
Votos de Bom Ano , saudações democráticas e blogoesféricas.
O A-SUL soube em primeira mão que está de novo instalada a revolta em Pinhal dos Frades face aos novos desenvolvimentos relacionados com o corte generalizado do pinhal envolvente e o retomar do processo do PER - BAIRRO DA JAMAICA para o Pinhal.
O Pinhal é protegido desde 1993 no Plano Director Municipal, como "Mata e Maciço Arbóreo" , isto até que uma parcela foi adquirida por uma empresa off-shore com interesses imobiliários , aí a autarquia chegou a formalizar com esses proprietários e empresa construtora, protocolo e elaborar Plano de Pormenor para aquele local.
Objectivo, levar o problemático BAIRRO DA JAMAICA para aquele local isolado, e agora entalado pela nova auto-estrada e Pinhal dos Frades, triangulando interesses da autarquia e de outra off-shore, entretanto proprietária daquelas torres, formando um novo gueto
Quem se opôs desde que a situação foi tornada pública, já com protocolos assinados, projectos na mesa e Plano de Pormenor pronto a ser aprovado foi a população que desde há dez anos se tem manifestado contra aquele projecto repetidamente retomado pela autarquia e pelos interesses envolvidos.
É essa mesma população que hoje de novo se mobiliza na defesa daquele espaço contra a criação de mais um gueto , pelo que :
REUNE NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA CERCA DAS 21 HORAS NO CENTRO DE SOLIDARIEDADE DE PINHAL DOS FRADES .
Corrupção em Almada.
http://metoscano.blogspot.com/2011/01/o-primeiro-do-ano.html
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